O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN – é um órgão presente em todas as 27 unidades da federação. Para trabalhar no DETRAN, geralmente é necessário ser aprovado em concurso público, mas muitos profissionais atuam através de contratos com empresas terceirizadas. As principais atividades do órgão são:
habilitação e documentação de condutores de veículos (primeira habilitação, permissão para dirigir, segunda via da CNH, consulta de pontos na CNH, etc.);
educação para o trânsito (campanhas, eventos, cursos e programas permanentes voltados para crianças e adultos);
documentação e serviços relacionados aos veículos (pesquisas de débitos e restrições, transferências de veículos, licenciamento, etc.).
vagas de emprego no detran
Concursos para Trabalhar no Detran
Em todo o país, são realizados concursos públicos periodicamente, para o preenchimento de vagas para diversas carreiras no DETRAN. Os editais são publicados nos Diários Oficiais dos Estados e veiculados em sites especializados em empregos e concursos.
A maioria das vagas visa à contratação de advogados e analistas de sistemas (nível superior), técnicos administrativos, agentes de trânsito e assistentes técnicos (nível médio). No Estado de São Paulo, os salários variam de R$ 1.800 (agentes) a R$ 4.500 (pessoal de nível superior).
Os candidatos precisam se submeter a provas de português, raciocínio lógico, legislação de trânsito, educação para o trânsito e noções de informática, além de conhecimentos específicos, de acordo com a carreira escolhida.
Para a efetivação da contratação, é necessário comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Quem trabalha no DETRAN submete-se a um regime estatutário e tem garantia de estabilidade depois de dois anos de exercício no cargo.
Terceirizados
É possível trabalhar no DETRAN sem a necessidade de prestar um concurso público. Em diversas unidades da federação, os departamentos de trânsito contratam empresas prestadoras de serviços, que cedem empregados para as mais diversas atividades.
A maior parte destas vagas é destinada a auxiliares de serviços gerais (faxineiros, copeiros, ajudantes gerais e ajudantes operacionais). No entanto, muitos departamentos também demandam pessoal para serviços administrativos (atendimento, recepção e expedição, etc.). Nestes casos, a contratação é celebrada em regime de CLT.
Outra possibilidade é trabalhar no DETRAN como despachante. Estes são profissionais autônomos, sem nenhum vínculo empregatício com o órgão – apenas utilizam espaço cedido para desenvolver atividades como transferência e alienação de veículos, emissão de segundas vias de documentos, licenciamento, IPVA, alteração de endereço, etc. Os despachantes agilizam a liberação de documentos e cobram taxas diretamente dos interessados.